Blog
21.Jun.2026

Entendendo a Primeira Fase da Abstinência: O Início da Transformação

Quando um dependente químico decide interromper o uso de álcool e drogas, ele inicia uma das etapas mais importantes de sua recuperação: a abstinência.

Nos primeiros dias, é comum surgirem sintomas como ansiedade, irritação, insônia, tristeza, inquietação e forte desejo de usar novamente a substância. Esses sintomas fazem parte do processo natural de desintoxicação do organismo.

Muitas famílias se assustam ao ver essas mudanças de comportamento, mas é importante compreender que essa fase é passageira e precisa de acompanhamento profissional.

No Instituto RecomeceJá, cada acolhido recebe suporte especializado, orientação emocional e acompanhamento contínuo para atravessar esse período com segurança e dignidade.

A recuperação começa quando a pessoa entende que uma nova vida é possível. E nós acreditamos que toda história pode ser transformada.

Instituto RecomeceJá "Uma nova chance para uma nova vida."

Natan Mariano

Comente essa publicação

Copyright © 2026 - Instituição Brasileiro de Recuperação - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesLogo Construsite Brasil
Fale Conosco