Blog
22.Jun.2026

A Segunda Fase da Abstinência: Enfrentando as Emoções

Após os primeiros dias sem o uso de álcool e drogas, inicia-se uma fase em que as emoções ficam mais intensas.

É comum que o dependente apresente oscilações de humor, sentimentos de culpa, medo, raiva, frustração e até momentos de desânimo. Isso acontece porque ele está reaprendendo a lidar com a vida sem o uso das substâncias.

Neste momento, o apoio da família é fundamental. Julgamentos e cobranças excessivas podem dificultar o processo. O melhor caminho é oferecer compreensão, diálogo e incentivo.

No Instituto RecomeceJá, trabalhamos o fortalecimento emocional, a restauração dos vínculos familiares e o desenvolvimento de novos hábitos que ajudam o acolhido a construir uma vida equilibrada.

Cada desafio vencido é um passo em direção à liberdade.

Instituto RecomeceJá "Recuperando vidas, restaurando famílias."

Natan Mariano

Comente essa publicação

Copyright © 2026 - Instituição Brasileiro de Recuperação - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesLogo Construsite Brasil
Fale Conosco